A revelação de que Halo Campaign Evolved será lançado não apenas para PC e Xbox Series X/S, mas também para PlayStation 5, foi uma das maiores notícias do mundo dos videogames na história recente.
Afinal, o Master Chief era o principal mascote dos consoles Xbox, e por mais que outras séries marcantes como Forza e Gears of War já tivessem se tornado multiplataforma, Halo ainda carregava uma forte carga simbólica. Agora que ele vai para o PlayStation, é algo similar a quando o Sonic parou de ter os seus jogos lançados apenas para plataformas da SEGA.
GameStop se posiciona sobre a Console Wars
Curiosamente, quem se aproveitou dessa situação foi a rede de lojas GameStop. Outrora uma potência nos EUA, hoje em dia ela anda meio moribunda, mas ainda é a principal rede varejistas de lançamentos em jogos físicos do país. Assim, ela decidiu postar um comunicado bem humorado em seu perfil na rede social X:
A Statement from GameStop pic.twitter.com/GraJAT69aI
— GameStop (@gamestop) October 25, 2025
No comunicado, a empresa afirma que “como uma autoridade neutra e maior rede de trocas e vendas de jogos do mundo”, ela tem autoridade para “declarar o fim oficial da guerra de consoles”, e que “com as alegações de exclusividade dissolvidas, os fãs de consoles devem cessar as suas hostilidades imediatamente” e “curtir essa nova era dos jogos”.
A Casa Branca entra na brincadeira
Curiosamente, o perfil oficial da Casa Branca, representando o presidente dos EUA Donald Trump, também entrou na brincadeira e postou uma imagem feita por IA em resposta à GameStop:
Power to the Players pic.twitter.com/4Hw6G7i7aW
— The White House (@WhiteHouse) October 27, 2025
A piada aqui é que, depois de ajudar no cessar-fogo entre Israel e Palestina, agora o presidente Trump estaria acabando com mais uma guerra, a guerra de consoles. A GameStop, por sua vez, também deu QRT com mais uma montagem:
— GameStop (@gamestop) October 27, 2025
Ainda que seja legal imaginar as hostilidades entre jogadores realmente chegando ao fim, há quem diga que PlayStation vs Xbox sequer foi uma guerra de verdade, já que na maior parte do tempo as empresas tiveram práticas de boa vizinhança e estratégias similares de mercado, um grande contraste em relação a SEGA vs Nintendo nos anos 1980 e 90, quando ambas genuinamente queriam se destruir.
Seja como for, conte para a gente nos comentários logo abaixo o que você achou das postagens da GameStop, e se você acha que a guerra de consoles realmente acabou.