Home CriptomoedasElon Musk bane projetos cripto que inundam o X de bots; Token cai 15%

Elon Musk bane projetos cripto que inundam o X de bots; Token cai 15%

por edineymartinstorres

Elon Musk está tomando medidas contra projetos que tentam transformar a atenção dos usuários em ativos digitais na plataforma, afirmou Nikita Bier, chefe de produto da rede social, nesta quinta-feira (15).

“Não permitiremos mais aplicativos que recompensem usuários por postarem no X”, disse ele. “Isso gerou uma quantidade enorme de AI slop e reply spam na plataforma.”

Como parte da iniciativa, Bier informou que o X revogou o acesso à API para projetos chamados de InfoFi, argumentando que a experiência dos usuários na plataforma “deve começar a melhorar em breve” à medida que os bots percebam que sua atividade não gera mais renda.

A declaração de Bier também incluiu um convite para pessoas que tiveram suas contas de desenvolvedor encerradas, oferecendo auxílio para migrá-las para o Threads, da Meta, ou para o Bluesky, a alternativa descentralizada ao X que ganhou força após a aquisição do Twitter por Musk em 2022.

O Kaito, projeto que se tornou sinônimo de InfoFi desde sua estreia em fevereiro do ano passado, viu seu token nativo despencar após o anúncio. Negociado por volta de US$ 0,58, o preço do token caiu mais de 15% em 30 minutos após a declaração de Bier, segundo dados do CoinGecko.

Queda dos tokens InfoFi

Outros tokens de InfoFi acompanhados pelo CoinGecko também recuaram, incluindo Cookie DAO e Loud. Os ativos digitais caíram 11% cada no mesmo período.

A decisão do X ocorre após controvérsias geradas pelo uso recorrente do termo “gm” por usuários — gíria cripto popularizada durante a pandemia para “good morning” (bom dia) — frequentemente utilizada como forma de engajar comunidades.

Em uma publicação no X posteriormente apagada, Bier argumentou recentemente que o Crypto Twitter estava “morrendo por suicídio, não por causa do algoritmo”, após integrantes do setor reclamarem de alcance limitado. Ele apontou o uso repetitivo do termo “gm” como uma das fontes de conteúdo de baixa qualidade.

Desde então, Bier interagiu com diversas contas ligadas ao setor cripto e, na terça-feira, sinalizou que o tratamento do algoritmo do X para publicações associadas a “gm” havia sido “corrigido”.

Mudanças ligadas a cripto no X

A transição ocorre em meio ao avanço de outras iniciativas relacionadas a cripto dentro do X. No início desta semana, a empresa lançou os “Smart Cashtags”, que permitem aos usuários especificar exatamente qual ativo estão mencionando em uma publicação, inclusive até o nível de contratos inteligentes individuais.

Separadamente, a Kaito informou na quinta-feira que estava encerrando o Yaps, um recurso que permitia aos usuários ganhar uma pontuação tokenizada, gerada por IA, com base no engajamento em diferentes temas. O fundador da Kaito, Yui Hu, descreveu o Yaps no X como algo que “encarnava o ethos central da Web3”.

Hu observou que a Kaito vinha sendo utilizada para marketing e construção de awareness, com tração entre usuários da Coreia do Sul. Segundo ele, a empresa manteve “discussões com o X”, que concluíram que o Yaps não estava alinhado “às necessidades de marcas de alta qualidade, criadores de conteúdo sérios ou do X como plataforma”.

Críticos argumentaram que o Yaps criou um ambiente de pay-to-play no X, no qual os usuários eram incentivados a gerar hype e comentários repetitivos, em vez de participar de um diálogo real, por meio de um processo amplamente criticado como “attention farming”.

O investigador cripto pseudônimo ZachXBT, que acusou a Kaito de inflar métricas de usuários em agosto, classificou a decisão do X de remover projetos de InfoFi da plataforma como “acertada”.

“A atividade inorgânica e as métricas falsas eram óbvias para qualquer pessoa com bom senso, e isso tornava o X praticamente inutilizável para todos os outros”, acrescentou.

Ao mesmo tempo, alguns observadores levantaram a possibilidade de que plataformas de InfoFi pudessem continuar usando o X caso estivessem dispostas a pagar. Bier indicou que essa não era uma opção.

“Eles já estavam nos pagando milhões pelo acesso à Enterprise API”, disse. “Nós não queremos isso.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Comece a investir sem taxas! Com a condição especial Taxa Zero do MB, você tem 48h para investir em ativos digitais, sem taxa, sem asterisco, sem surpresas. Abra sua conta e comece agora mesmo.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Saiba Mais