Home CriptomoedasQueda no preço do Bitcoin pode ter um lado positivo; entenda

Queda no preço do Bitcoin pode ter um lado positivo; entenda

por edineymartinstorres

A recente queda acentuada do Bitcoin está acirrando um debate já conhecido no mercado sobre se o movimento reflete um posicionamento de curto prazo e estresse de liquidez, ou se sinaliza uma erosão mais profunda da tese do BTC como reserva de valor.

Os analistas concordam, em geral, que a queda é cíclica e não estrutural, mas divergem sobre o que virá a seguir e se o Bitcoin ainda está em posição de absorver o capital que está saindo de refúgios tradicionais em meio à incerteza macroeconômica e à força do dólar.

Após a forte reversão nos preços dos metais na sexta-feira, com a queda do ouro e uma das maiores quedas diárias da prata em décadas, o Bitcoin se manteve relativamente estável. Alguns observadores começaram a questionar se o recente mercado de metais havia se tornado saturado.

Leia também: Queda do Bitcoin pode ser bear market ou apenas correção? Analistas se dividem

Desde então, o Bitcoin encontrou um equilíbrio temporário, subindo 1% no dia para US$ 78.300, no momento desta publicação, de acordo com dados da CoinGecko. Ainda assim, a moeda acumula queda de 14% nos últimos 30 dias.

Um lado positivo?

Os dados on-chain oferecem um possível ponto positivo, embora não seja a rotação de metais que alguns analistas esperam.

De acordo com um relatório da Glassnode, mais de 22% da oferta circulante de Bitcoin está em situação de prejuízo após a queda de janeiro. Essa situação pode amplificar a pressão de baixa, já que os operadores de opções estão se protegendo vendendo em momentos de queda, reforçando o movimento de baixa.

Por ora, essa rotação parece ser muito fraca para reverter o padrão. Os fluxos de ETFs à vista estão próximos de zero, enquanto os mercados de opções estão precificando mais proteção contra perdas, sugerindo que os investidores enxergam risco sem necessariamente acreditar que o Bitcoin sirva como um porto seguro, como apontam os analistas.

O lado positivo surge com a eliminação, pelo mercado, dos vendedores alavancados sem pânico, deixando o preço dependente de se a nova demanda ou as políticas governamentais conseguirão, de fato, sustentar o suporte, disseram analistas ao Decrypt.

Capital dos metais migrando para o Bitcoin?

Embora o Bitcoin fosse visto anteriormente como um “beneficiário da valorização do ouro”, o capital que “poderia ter fluído para as criptomoedas em decorrência desses movimentos foi direcionado para a prata nos últimos meses”, escreveu Martin Gaspar, estrategista sênior de mercado de criptomoedas da FalconX, em uma nota para investidores. “Isso pode se reverter à medida que a prata esfriar”, alertou.

Gaspar apontou para políticas e catalisadores impulsionados pelo fluxo que podem moldar a trajetória do Bitcoin no curto prazo. Nas próximas semanas, disse ele, os investidores estarão focados nos desdobramentos em torno do projeto de lei que rege a estrutura do mercado de criptomoedas nos EUA.

Em relação aos fluxos, o analista afirmou que os investidores estão atentos a sinais de apoio da indústria para estabilizar o mercado, citando o plano da Binance de converter cerca de US$ 1 bilhão de seu fundo SAFU em Bitcoin e as compras de ouro da Tether.

A Zerocap, uma empresa australiana de negociação e investimento em ativos digitais, afirmou na segunda-feira que mantém uma “visão construtiva de longo prazo” sobre o Bitcoin, argumentando que ele conserva vantagens como reserva de valor em relação ao ouro, apesar de seu frágil posicionamento no curto prazo.

A empresa afirmou que a movimentação de preços em torno da maior criptomoeda do mundo é “impulsionada mais pela liquidez e gestão de riscos do que por estresse estrutural”, com o Bitcoin agindo como um ativo sensível à liquidez, em vez de mostrar sinais de venda forçada.

Alex Thorn, chefe de pesquisa da Galaxy Digital, ofereceu uma leitura mais cautelosa.

A queda atual do Bitcoin demonstra fragilidades impulsionadas por liquidações, com “poucas evidências de acúmulo significativo por parte de grandes investidores ou detentores de longo prazo”, escreveu Thorn, observando que a realização de lucros por parte dos detentores de longo prazo “começou a diminuir notavelmente”.

Convicção e propósito

Analistas concordam em grande parte que a queda do Bitcoin reflete o posicionamento e a liquidez de curto prazo, embora divirjam sobre a probabilidade de o capital retornar ao mercado de criptomoedas.

Embora a queda do Bitcoin possa ser “impulsionada por posicionamentos de curto prazo e liquidez”, em vez de “fundamentos enfraquecidos”, uma rotação para metais indica “mudanças na alocação macro, em vez de capitulação”, disse Vincent Liu, diretor de investimentos da Kronos Research, ao Decrypt.

A tese por trás do Bitcoin como reserva de valor “permanece intacta, com os detentores estratégicos mantendo sua convicção”, observou Liu. Uma migração de metais preciosos para criptomoedas pode ocorrer ainda este ano, acrescentou.

“Com o passar do tempo, o Bitcoin parece estar absorvendo as desvantagens do ouro, enquanto o ouro está absorvendo as vantagens do Bitcoin”, disse Siwon Huh, pesquisador da Four Pillars.

O ouro “melhorou sua liquidez por meio da tokenização” e agora está sendo “conectado ao yield farming e a empréstimos com garantia via DeFi”, disse Huh.

Huh observou como o mercado de metais apresentou extrema volatilidade e registrou sua maior queda em 40 anos. “O efeito cascata dessa venda maciça se espalhou para o mercado de criptomoedas altamente alavancado, precipitando a situação atual”, disse ele.

Outros analistas afirmam que o Bitcoin precisa de uma justificativa de uso mais clara e defensiva para recuperar seu papel como reserva de valor.

“Precisamos definir o propósito de uma ‘reserva de valor’. É um refúgio quando se espera que outros ativos se desvalorizem”, disse Ryan Yoon, analista sênior de pesquisa da Tiger Research.

Os ETFs de Bitcoin, por exemplo, tornam o Bitcoin “altamente acessível”, disse Yoon, observando que “muitas empresas de dados não conseguem criar uma tendência de motivos para guardar Bitcoin, dando-lhe uma imagem de jogo de azar”.

“Precisamos do próximo El Salvador, e devemos esperar que a reação contra o iminente regime do dólar forte seja direcionada ao Bitcoin, e não ao ouro”, disse ele.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

A porta de entrada para o bitcoin, a maior criptomoeda do mundo, está no MB. É simples, seguro e transparente. Deixe de adiar um investimento com potencial gigantesco. Invista em poucos cliques!

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Saiba Mais