Home CriptomoedasVitalik Buterin diz que foco do Ethereum em segunda camada “não faz sentido”

Vitalik Buterin diz que foco do Ethereum em segunda camada “não faz sentido”

por edineymartinstorres

Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, afirmou na terça-feira (3) que a rede precisa encontrar “um novo caminho” que envolva menos dependência de redes de escalonamento de segunda camada, também conhecidas como L2s.

“A visão original das L2s e seu papel no Ethereum não fazem mais sentido”, escreveu Buterin em uma publicação no X.

Leia também: O que são redes de segunda camada, rollups e sidechains?

Por anos, os desenvolvedores do Ethereum buscaram o objetivo de longo prazo de “escalar” a rede, o que significaria, na prática, criar espaço suficiente em blocos para permitir que todos os tipos de aplicativos e transações fluam na rede, sem sacrificar sua segurança, eficiência e descentralização.

Muitos na comunidade Ethereum, incluindo Buterin, afirmaram anteriormente que esse objetivo seria melhor alcançado por meio de redes de segunda camada, como Base, Polygon, Arbitrum e Optimism, construídas sobre a rede principal do Ethereum por terceiros.

Os problemas das redes de segunda camada

Mas Buterin mudou de opinião, argumentando que a rede principal do Ethereum está escalando em velocidade suficiente e, além disso, que algumas redes de segunda camada (L2) não são confiáveis ​​para atender aos padrões do Ethereum e, portanto, não devem ser consideradas fragmentos “oficiais” da rede, principalmente no que diz respeito à descentralização adequada.

“As redes L2 não são capazes ou não querem satisfazer as propriedades que um verdadeiro ‘shard oficial’ exigiria”, disse o cofundador do Ethereum. “Eu até vi pelo menos uma delas dizendo explicitamente que talvez nunca queiram ir além do estágio 1, não apenas por razões técnicas relacionadas à segurança da ZK-EVM, mas também porque as necessidades regulatórias de seus clientes exigem que elas tenham controle total.”

Leia também: Fundador do Ethereum, Vitalik Buterin defende “DAOs diferentes e melhores”

Como Buterin explicou inicialmente em 2022, as redes L2 de “estágio 1” são aquelas com “rodinhas de treinamento limitadas” em termos de segurança e descentralização, enquanto as redes de “estágio 2” são totalmente descentralizadas.

Buterin propôs na terça-feira que consumidores e desenvolvedores comecem a pensar nas redes de segunda camada menos como uma extensão do Ethereum em todos os casos, e mais como um espectro: no qual algumas redes são consideradas à altura dos padrões do Ethereum, e outras não, porque oferecem aos usuários uma vantagem ou benefício adicional em detrimento da segurança ou da descentralização.

O anúncio pode se provar um divisor de águas para o mundo do desenvolvimento e marketing de redes de segunda camada. Por anos, a maioria das redes construídas sobre o Ethereum focou seu discurso em “escalar o Ethereum”. Agora, diz Buterin, apoiar-se nessa abordagem não será mais suficiente.

“O que eu faria hoje se fosse uma rede de segunda camada?”, questionou o desenvolvedor de software. “Identificaria um diferencial de valor além da ‘escalabilidade’.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Diversificar a carteira é super. Ganhar até 5% de cashback em BTC é Super Quarta! São diversos ativos selecionados, entre cripto e Renda Fixa Digital, para investir de 4 a 6 de fevereiro. Saiba mais.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Saiba Mais