O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, dirigiu-se com firmeza na quinta-feira (5) aos participantes do mercado de criptomoedas que acreditam poder viver sem uma regulação do mercado, afirmando ser “impossível prosseguir” com a regulamentação do setor nos EUA se a legislação não for aprovada pelo Congresso.
“Parece haver um grupo niilista no setor que prefere a ausência de regulamentação a essa excelente regulamentação”, disse Bessent durante seu depoimento perante o Comitê Bancário do Senado.
“Precisamos aprovar a Clarity Act”, acrescentou o Secretário do Tesouro alguns minutos depois. “Qualquer participante do mercado que não a queira deve se mudar para El Salvador.”
Leia também: Congresso de El Salvador cria marco legal para bancos de investimento operarem com Bitcoin
Os comentários de Bessent surgiram semanas depois de a Coinbase, a principal empresa de criptomoedas dos EUA, ter retirado abruptamente seu apoio ao projeto de lei, inviabilizando uma votação crucial no Comitê Bancário do Senado sobre a legislação. O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, afirmou na ocasião que a empresa “preferiria não ter projeto de lei a ter um projeto ruim“.
Esse comentário foi publicamente repreendido pela Casa Branca, que alertou que, se a indústria de criptomoedas acredita que poderá “operar indefinidamente sem uma estrutura regulatória abrangente”, tal pensamento equivale a “pura fantasia”.
A Coinbase retomou as negociações sobre o projeto de lei, mas continua insistindo que a legislação deve permitir que as stablecoins — criptomoedas atreladas ao valor do dólar — gerem juros para seus detentores. O lobby bancário protestou veementemente contra essa exigência, alertando que ela poderia desestabilizar o sistema bancário americano e levar à fuga de depósitos, principalmente em bancos comunitários.
A liderança da Coinbase argumentou veementemente que tais temores são infundados. Mas, na quinta-feira, Bessent pareceu dar algum crédito às preocupações do lobby bancário, em resposta a uma pergunta da senadora republicana Cynthia Lummis, uma das autoras do Clarity Act.
“Tenho sido um defensor desses pequenos bancos, e a volatilidade dos depósitos é muito indesejável”, disse o secretário.
“É a estabilidade desses depósitos que lhes permite emprestar para suas comunidades, agricultura, pequenas empresas, imóveis”, continuou ele. “Continuaremos trabalhando para garantir que não haja volatilidade nos depósitos associada a isso.”
Em outro momento da audiência, o senador Mark Warner, um democrata defensor das criptomoedas e que vem negociando os detalhes do projeto de lei há vários meses, expressou a Bessent seu esgotamento com o processo.
“Sinto que estou no inferno das criptomoedas”, disse Warner.
Bessent riu do comentário e pareceu prestes a responder, mas se conteve.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
Buscando a criptomoeda parceira das grandes instituições financeiras? Conheça a XRP. Invista no futuro das remessas globais de forma segura e transparente no MB.