Recentemente, Dusk Golem, insider que comenta sobre vazamentos da Capcom, revelou uma fornada de informações de projetos cancelados de Resident Evil Revelations 3, um jogo multiplayer com mecânicas de Day Z e até mesmo um DLC do sexto game da série que se tornou Revelations 2.
Curiosamente, caso seja real, até mesmo conceitos diferentes de Resident Evil 7 existiram, incluindo um que traria Leon S. Kennedy ao Brasil. Confira!
Imagem: Sony Pictures
Resident Evil teve diversos projetos cancelados, diz insider
De acordo com Dusk Golem, que tem se tornado uma fonte de confiança após acertar vazamentos de Leon em Requiem, a Capcom teve alguns títulos diferentes na manga e divulgou recentemente sobre diversos jogos cancelados da série entre 2012 e 2014, chamando a atenção da comunidade.
Segundo ele, um dos projetos que foi deixado de lado era o DLC de Resident Evil 6, que mostraria Clair Redfield e Moira Burton trabalhando para a TerraSave, ajudando sobreviventes de um incidente em Tall Oaks, enfrentando zumbis e outras criaturas em uma floresta e cidade macabra.
Imagem: CAPCOM Co., Ltd.
Se a ideia parece familiar, é porque ela é. De acordo com Golem, o DLC foi cancelado após o fracasso comercial e de crítica do sexto jogo, mas os conceitos foram reaproveitados em Revelations 2, um dos spin-off da série. Mas esse não foi o único projeto cancelado.
Outro game que não passou da mesa de rascunho foi o Biohazard Z, um Resident Evil multiplayer focado no público ocidental. A ideia era ter uma experiência similar ao jogo Day Z, mas com Barry Burton de estrela nas ruínas de Raccoon City. Contudo, o projeto foi abandonado com apenas 4 a 6 meses de desenvolvimento – mas o design de Barry foi reaproveitado em Revelations 2.
(1/5) Sure. So back in 2012-2014 there was development on several Resident Evil projects that never came to be. I’m more aware of four of them, Jesse from Biohazard Declassified knew some stuff on a fifth multiplayer think I think was an early scrapped project that got rebooted https://t.co/vr9lJez9iG
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) February 11, 2026
Curiosamente, parte deste projeto inspirado em Day Z foi reaproveitado em outro jogo de mundo aberto, também cancelado, em que Barry teria que sobreviver em uma ilha russa enquanto caçava por comida para sustentar uma barra de fome e sobreviver a diversos dias em um ciclo de dia e noite, servindo como um verdadeiro survival horror (mas mais puxado para sobrevivência).
O game teria Barry procurando por Moira na ilha e teria Alex Wesker como vilã, conceitos familiares que também foram para Revelations 2.
Resident Evil 7 quase se passou no Brasil
Na sequência final de tweets, Dusk Golem trouxe algumas informações que ele conhece poucos detalhes, mas ainda interessantes, sobre versões canceladas de Resident Evil 7, o que inclui a possibilidade de o jogo quase ter se passado no Brasil.
A primeira ideia é que Leon e Ashley dividiram o protagonismo em uma cidade fictícia flutuante na Itália, com todos os inimigos e armas com a temática de água. Um detalhe curioso é que a campanha traria escolhas, similar a um jogo da Telltale ou de Resident Evil 3 clássico, e essa versão chegou a ter uma demo jogável de 40 a 60 minutos.
Imagem: PlayStation Blog
Contudo, o que chama atenção é a outra ideia do game. De acordo com Dusk Golem, antes de Resident Evil 7 tomar a forma final que vemos hoje, outra ideia da Capcom era ter um jogo similar ao 4, mas se passando no Brasil e protagonizado por Leon. Infelizmente, esses são os únicos detalhes.
E você, o que acha de tudo isso? Ficou curioso com alguns desses projetos? Dusk Golem também comentou mais sobre Resident Evil Revelations 3, que você confere aqui.
Fonte: Dusk Golem/Twitter