“Fábrica de talentos e de milhões sem fim”. Foi desta forma que o diário Marca, da Espanha, definiu as categorias de base do Palmeiras, que está em vias de fechar a venda de mais uma promessa para o futebol europeu. Na última quinta-feira (28), a ESPN informou que Thalys está bem próximo de ser o novo reforço do Almería.
Nesta semana, a base do Palmeiras deu mais uma demonstração de força. O time sub-20 do Verdão bateu o Red Bull Bragantino, nos pênaltis, e conquistou o Campeonato Brasileiro da categoria pela quarta vez. Para o Marca, o Alviverde se transformou na “maior potência do país” por conta dos investimentos em jovens.
“Com dezenas de títulos em diferentes categorias, seu sucesso vai além dos gramados. Graças ao desenvolvimento de novas estrelas e às vendas, o clube vem quebrando recordes e é considerado pelos executivos do mercado como a maior potência do país”, escreveu.
O Marca apontou ainda negociações recentes do Palmeiras que chamaram a atenção do mercado internacional, como as saídas de Vitor Reis ao Manchester City por R$ 220 milhões, de Endrick ao Real Madrid por R$ 411 milhões, e de Estevão ao Chelsea por 356 milhões.
Principal responsável pela “revolução” ocorrida no Palmeiras na última década, João Paulo Sampaio foi exaltado pelo Marca, que disse que o profissional instaurou no clube uma “nova filosofia”. Atualmente, no elenco principal, o Verdão conta com seis atletas que estiveram na base recentemente como fixos no time de Abel Ferreira.
São eles: o goleiro Aranha, o zagueiro Benedetti, os meio-campistas Allan e Figueiredo, além dos atacantes Luighi e Thalys. Para o futuro, o clube conta com algumas promessas que deverão aparecer em breve na equipe principal, casos de nomes como Erick Belé, Eduardo, Gilberto, Rafael Coutinho e Riquelme Fillipi.