Home EconomiaPetrobras confirma Marcelo Pogliese, indicado pelo governo, como novo membro do Conselho de Administração

Petrobras confirma Marcelo Pogliese, indicado pelo governo, como novo membro do Conselho de Administração

por edineymartinstorres


MPF acusa Petrobras, Ocyan e Forsea de poluir o mar com substâncias químicas
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (29) que seu Conselho de Administração aprovou a entrada de Marcelo Weick Pogliese no colegiado. A indicação foi feita pelo governo na quarta-feira (27), por meio do Ministério de Minas e Energia (MME).
Pogliese assume a vaga deixada por Pietro Mendes, que renunciou ao cargo para se tornar diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), vinculada ao MME.
🔎O conselho de administração é o órgão que define as estratégias da empresa. Ele tem de 7 a 11 membros, indicados pelo governo federal (acionista controlador), por acionistas minoritários e por representantes dos empregados.
Além de Pogliese, integram a cota do governo no conselho o presidente Bruno Moretti, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, além de Rafael Ramalho Dubeux, Renato Galuppo e José Fernando Coura.
A representante escolhida pelos empregados é Rosangela Buzanelli Torres. Já os acionistas minoritários indicaram Aloisio Macário Ferreira de Souza, Francisco Petros, Jerônimo Antunes e José João Abdalla Filho.
Marcelo Pogliese atua como secretário especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e é professor titular da Universidade Federal da Paraíba.
Advogado de formação, possui pós-doutorado em direito público pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), doutorado em direito pela Uerj e mestrado em direito pela UFRN.
Pogliese já foi procurador-geral de João Pessoa, procurador-geral do estado da Paraíba e chefe da Casa Civil do governo paraibano, além de ter atuado como assessor especial da presidência na Petrobras.
Pedro Mendes deixa o conselho
Na última quarta-feira (20), a Petrobras comunicou que recebeu a renúncia de Pietro Mendes aos cargos de presidente do conselho de administração e de membro do colegiado. A renúncia ocorreu após o Senado Federal aprovar, na véspera, a indicação de Mendes para o cargo de diretor na ANP.
Em nota, a petrolífera afirmou que, ao deixar a companhia, Mendes agradeceu aos colegas de conselho, aos membros da diretoria executiva — liderados pela presidente da estatal, Magda Chambriard — e às demais equipes.
Pietro Mendes ocupava a presidência do conselho desde abril de 2023, após eleição em assembleia de acionistas. Ele também exerce o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, no Ministério de Minas e Energia.

Jornal Nacional/ Reprodução

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Saiba Mais