Principal representante brasileiro do tênis mundial na atualidade, João Fonseca subiu no ranking da ATP com sua vitória na estreia em US Open e se tornou o 9º melhor tenista brasileiro da história, com a 42ª posição.
Único brasileiro no top 100, João Fonseca tem apenas 19 anos e surge como uma das grandes promessas do esporte brasileiro.
Pedro Martínez e Quentin Halys, que vêm logo atrás do brasileiro e disputam o Challenger de Gênova, não conseguiriam superar os 1129 pontos de Fonseca, que, portanto, assegurou o número 42 do ranking mundial de simples.
Na modalidade que o carioca disputa, alguns dos tenistas que superam a 42ª posição de João são: Guga (1º), Thomas Bellucci (21º) e Fernando Meligeni (25º). Somando mulheres e o ranking WTA, Fonseca atingiu o 12º melhor resultado brasileiro na história do tênis.
Eliminado na segunda rodada de US Open, João Fonseca conquistou o ATP 250 em Buenos Aires e o Challenger de Phoenix neste ano de 2025.
Considerando apenas o desempenho neste ano, o carioca de 19 anos ocuparia a 35ª posição no ranking da ATP. Na sequência da temporada, João tem dois torneios certos: Copa Davis e Leaver Cup.