A Bolívia está na repescagem da Copa do Mundo! Após vencer o Brasil por 1 a 0 nesta terça-feira (9), em El Alto, La Verde superou sua disputa particular com a Venezuela e manteve vivo o sonho de voltar ao Mundial em 2026, após 32 anos.
Dependendo apenas de si para terminar as eliminatórias da América do Sul no 7º lugar, que lhe garantiria a vaga na repescagem, a Venezuela não conseguiu fazer sua parte e perdeu dentro de casa para a Colômbia por 6 a 3, vendo a Bolívia ‘roubar’ a última vaga.
A Vinotinto sonhava com a inédita participação em uma Copa do Mundo, mas perdeu os últimos três jogos seguidos nas eliminatórias, sendo ultrapassada pelos bolivianos.
Classificada para a repescagem, a Bolívia ainda não sabe qual será seu adversário, já que o formato dos playoffs para a Copa mudaram. La Verde jogará dois jogos para disputar sua vaga no Mundial do ano que vem, que será disputado em três sedes pela primeira vez: Estados Unidos, México e Canadá.
Além de um representante da América do Sul, a Bolívia, outros cinco países também entram na disputa por duas vagas no Mundial. O único continente que já tem esse representante definido é a Oceania, que tem a Nova Caledônia na repescagem.
Se conseguir a sonhada volta à Copa do Mundo, será o quarto Mundial da história boliviana. Até aqui, a seleção jogou a competição em 1930, 1950 e 1994.