A Bithumb, uma das maiores corretoras de criptomoedas da Coreia do Sul, afirmou nesta sexta-feira (6) em comunicado que enviou acidentalmente uma quantidade excessiva de Bitcoin para alguns clientes durante a distribuição de recompensas de um evento.
A corretora pediu desculpas pela confusão causada durante o processo de pagamento do evento, afirmando ter sido uma quantidade anormal de Bitcoin foi distribuída para algumas contas. Afirmou também que, após o recebimento, parte desses usuários realizou vendas, o que provocou uma variação brusca e momentânea no preço do BTC dentro de sua plataforma, chegando a atingir US$ 55 mil temporariamente nos livros de oferta, enquanto na realidade a cotação do Bitcoin é de US$ 70 mil.
A corretora informou que detectou imediatamente as transações anormais por meio de seu sistema interno de controle e restringiu rapidamente as negociações das contas envolvidas, o que resultou na volta à normalidade de preço do BTC em cerca de cinco minutos.
A Bithumb também afirmou que seu sistema de prevenção de liquidação em dominó funcionou corretamente, impedindo liquidações em cadeia causadas por uma variação anormal de preço.
Sistema segue seguro, segundo Bithumb
A empresa ressaltou ainda que o incidente não teve relação com ataques hackers externos ou violações de segurança, e que não houve problemas com o sistema de segurança ou com a gestão dos ativos dos clientes.
Segundo a corretora, os ativos dos usuários continuam sendo administrados com segurança e as operações de negociação, depósitos e saques seguem funcionando normalmente.
A Bithumb afirmou que, até o momento, entende que não houve perdas ou danos aos ativos dos clientes. A empresa também prometeu divulgar de forma transparente todas as informações adicionais relacionadas ao caso e afirmou que tomará todas as medidas necessárias para garantir que nenhum cliente seja prejudicado.
Cashback de até 5% em bitcoin é só na Super Quarta! De 4 a 6 de fevereiro, invista em ativos selecionados e receba parte do valor direto na sua conta MB. Saiba mais!