Home CriptomoedasDificuldade de mineração do Bitcoin salta 15% no maior aumento da história

Dificuldade de mineração do Bitcoin salta 15% no maior aumento da história

por edineymartinstorres

A dificuldade de mineração na rede do Bitcoin registrou nesta sexta-feira (20) um salto de aproximadamente 15% em seu ajuste mais recente, para 144,4 trilhões, o que representa o maior aumento absoluto já registrado, de acordo com o desenvolvedor de Bitcoin Mononaut.

A mudança ocorreu no bloco 937.440, segundo dados do explorador Mempool, revertendo a queda de cerca de 11% observada no período anterior.

A dificuldade é uma medida relativa que indica o quão difícil é minerar um novo bloco de Bitcoin em comparação ao nível mais fácil possível. O ajuste acontece automaticamente a cada 2.016 blocos (cerca de duas semanas), garantindo que novos blocos sejam produzidos, em média, a cada 10 minutos.

Durante o último ciclo, no entanto, os blocos estavam sendo minerados mais rapidamente, segundo dados do painel de controle de Clark Moody analisados pelo The Block, com média de 8 minutos e 47 segundos, o que levou ao aumento da dificuldade.

No mesmo período, o hashrate — indicador do poder computacional da rede — subiu de aproximadamente 884 para 1.030 EH/s (exahashes por segundo), refletindo o retorno de equipamentos à operação.

Leia também: O que é mineração de Bitcoin e como ela funciona

Retorno dos mineradores dos EUA

Esse movimento ocorre após interrupções causadas por uma forte nevasca nos Estados Unidos, que levou mineradores a desligarem máquinas para aliviar a pressão sobre a rede elétrica. Estima-se que cerca de 200 EH/s tenham saído temporariamente da rede, impactando significativamente a produção de blocos.

Com a normalização das condições climáticas, os mineradores voltaram a operar, acelerando novamente a rede e provocando o ajuste. Especialistas apontam que o salto recente está mais ligado a essa recuperação do que a mudanças estruturais no setor.

Apesar do recorde em termos absolutos – de 144,4 trilhões, em seu último ajuste – o nível atual ainda permanece abaixo do pico histórico superior a 155 trilhões, registrado em novembro de 2025.

Quer investir na maior criptomoeda do mundo? No MB, você começa em poucos cliques e de forma totalmente segura e transparente. Não adie uma carteira promissora e faça mais pelo seu dinheiro. Abra sua conta e invista em bitcoin agora!

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Saiba Mais