O diretor da corretora de criptomoedas Binance na França, David Princay, foi alvo de uma tentativa de assalto em sua casa na quinta-feira (12), em um caso que reforça preocupações sobre crimes violentos ligados ao setor de cripto no país europeu.
Segundo reportagem da emissora francesa RTL, três homens mascarados e supostamente armados invadiram um prédio residencial na madrugada na região de Val-de-Marne em busca do executivo da Binance França. Como não o encontraram, levaram dois celulares e fugiram do local.
Cerca de duas horas depois, o mesmo grupo teria tentado uma segunda invasão domiciliar em Vaucresson, novamente mirando Princay, mas, de acordo com relatos, utilizando o endereço errado.
Leia também: 6 casos intrigantes de crimes envolvendo criptomoedas
A polícia conseguiu rastrear os aparelhos roubados do executivo da Binance e cruzar dados com imagens de vigilância. Os suspeitos foram localizados enquanto embarcavam em um trem rumo a Lyon. Eles foram presos pela BRI, uma unidade de elite da Polícia Nacional da França, na estação ferroviária local e permaneceram sob custódia.
Em nota ao site The Block, um porta-voz da Binance afirmou que a empresa está ciente da ocorrência envolvendo um funcionário e que não comenta detalhes para preservar a investigação e a segurança dos envolvidos.
Crimes envolvendo criptomoedas na França
O caso ocorre em meio ao aumento dos chamados ataques “chave-inglesa”, em que criminosos usam violência ou ameaça física para obter acesso a criptomoedas. Ao longo de 2025, houve diversos sequestros, tentativas de resgate e invasões domiciliares envolvendo detentores de criptomoedas.
No ano passado, Jameson Lopp, CTO da empresa de segurança Casa, documentou mais de 70 ataques do tipo “chave-inglesa” (wrench attack, na expressão em inglês) relacionados a criptomoedas em todo o mundo em seu banco de dados público.
A França surgiu como um ponto crítico europeu para crimes violentos ligados a criptomoedas, com mais de 14 incidentes desse tipo registrados.
Quer diversificar com alto potencial? O Ethereum já entregou um retorno de mais de 375% em 5 anos. Invista na ETH de forma fácil e segura no MB. Não adie essa oportunidade!