Home NotíciasÉ #FAKE que o 'New York Times' noticiou suposta investigação do governo Trump sobre Eduardo Bolsonaro

É #FAKE que o 'New York Times' noticiou suposta investigação do governo Trump sobre Eduardo Bolsonaro

por edineymartinstorres


Governo Trump não abriu investigação contra Eduardo Bolsonaro
g1
Circula nas redes sociais uma publicação dizendo que o jornal americano “The New York Times” noticiou a abertura de uma investigação do governo dos Estados Unidos sobre o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
Publicado no domingo (24) no TikTok, onde teve mais de 320 mil visualizações, o vídeo de 1 minuto exibe imagens do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) – que se licenciou do mandato em março e se mudou para os Estados Unidos – e do presidente Donald Trump.
A narração mente ao citar uma “reportagem” inexistente do jornal americano “The New York Times” e afirma: “Traição exposta. Segundo o respeitado jornal ‘New York Times’, Donald Trump está começando a desconfiar que foi manipulado pelo próprio Eduardo Bolsonaro. Isso mesmo, fontes do jornal revelam que Trump pediu ao secretário de Relações Exteriores, Marco Rubio, uma investigação aprofundada de tudo o que Eduardo anda falando sobre o Brasil e sobre o presidiário Jair Bolsonaro”.
E prossegue: “Teria chegado ao ouvido de Trump que muitas coisas ditas para ele por Eduardo Bolsonaro e por Paulo Figueiredo não são verdadeiras ou estão sendo transmitidas de formas distorcidas […]. Eduardo teria vendido a ideia de que não existe democracia e de que a Justiça persegue políticos de direita. Tudo para tentar salvar Jair Bolsonaro (PL) da prisão”.
A peça começou a circular seis dias depois da Polícia Federal (PF) divulgar um relatório em acusando Eduardo de tentar influenciar autoridades americanas a impor sanções contra o Brasil e autoridades brasileiras.
⚠️ Por que isso é mentira?
O “New York Times” não publicou qualquer registro a respeito de uma investigação do governo Trump contra Eduardo Bolsonaro. Os canais oficiais da Casa Branca também não nada nesse sentido a respeito do deputado licenciado, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Fato ou Fake pesquisou pelo nome do parlamentar no site do jornal para encontrar o conteúdo mais recente a mencionar Eduardo. A reportagem foi publicada em 20 de agosto e tinha o seguinte título: “Jair Bolsonaro planejava buscar asilo na Argentina, diz polícia brasileira”. O texto relatou a descoberta, pela PF, de um rascunho de pedido de asilo encontrado pelos agentes no telefone do ex-presidente.
O deputado federal licenciado foi citado neste trecho: “O filho [de Bolsonaro] Eduardo Bolsonaro visitou a Casa Branca várias vezes nos últimos meses para buscar intervenção dos EUA no caso de seu pai. No mês passado, o presidente Trump mencionou o assunto ao anunciar que imporia tarifas de 50% sobre produtos vindos do Brasil, exigindo que o país arquivasse o processo contra o ex-presidente, aliado de Trump”.
Naquela data, a PF indiciou Eduardo e Jair Bolsonaro por coação a autoridades responsáveis pela ação penal do golpe de Estado.
Governo Trump não abriu investigação contra Eduardo Bolsonaro
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Saiba Mais