Home CriptomoedasFundador da FTX pede novo julgamento após demitir advogado

Fundador da FTX pede novo julgamento após demitir advogado

por edineymartinstorres

O fraudador condenado Sam Bankman-Fried solicitou formalmente um novo julgamento em Manhattan na terça-feira (10), dias após demitir seu advogado.

O fundador da FTX agora está se representando. Bankman-Fried pediu à sua mãe, Barbara Fried, professora de ética da Faculdade de Direito de Stanford, que apresentasse a moção para um novo julgamento em seu nome.

O pedido, divulgado inicialmente pelo Inner City Press, solicita um novo julgamento com base na Regra 33 das Regras Federais de Processo Penal. Essa regra permite que qualquer réu solicite um novo julgamento dentro de três anos após receber um veredito de culpado, caso alegue ter descoberto novas evidências em seu caso.

Pedidos de novo julgamento por qualquer motivo que não seja a descoberta de novas evidências devem ser apresentados dentro de 14 dias após o recebimento de um veredito de culpado. Bankman-Fried foi considerado culpado por um júri de Manhattan há mais de dois anos por sete acusações de fraude e conspiração.

Leia também: Sam Bankman-Fried afirma que FTX nunca esteve quebrada e que falência foi fraudulenta

Atualmente, ele cumpre uma pena de 25 anos de prisão por seu papel na implosão da corretora de criptomoedas FTX — avaliada em US$ 32 bilhões na época de seu colapso em 2022 — e pelo desvio de US$ 10 bilhões em fundos de clientes.

Em 2024, Bankman-Fried apelou de sua condenação, alegando que era “presumido culpado” por todos os envolvidos no caso, incluindo a mídia, os promotores, o juiz e a massa falida da FTX. Na sexta-feira, o executivo cripto demitiu seu advogado de apelação, Jason Driscoll, de acordo com documentos judiciais.

Não está claro se Bankman-Fried descobriu novas evidências em seu caso que poderiam levar a um júri a inocentá-lo.

O empresário fez diversas postagens no X nas últimas semanas (por meio de um proxy), focando principalmente em alegar que foi vítima de “guerra jurídica” direcionada à indústria de criptomoedas pelo governo Biden. Desde a reeleição do presidente Donald Trump, Bankman-Fried tem tentado se alinhar com ele, alegando que ambos foram acusados ​​de “acusações falsas” por seus adversários políticos.

Durante o julgamento de Bankman-Fried em 2023, promotores federais divulgaram um documento no qual o fundador da FTX considerava “se declarar republicano” como forma de evitar a culpa.

A estratégia não se mostrou eficaz até o momento. Trump declarou ao New York Times no mês passado que não tem intenção de perdoar Bankman-Fried.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Buscando uma carteira com alto ganho, mas sem o sobe e desce do mercado? A Renda Fixa Digital do MB oferece ativos com ganhos de até 18% ao ano, risco controlado e total segurança para seus investimentos. Conheça agora!

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Saiba Mais