Home CriptomoedasIndicado de Trump para o Fed atuou para Tether criar uma stablecoin “feita na América”

Indicado de Trump para o Fed atuou para Tether criar uma stablecoin “feita na América”

por edineymartinstorres

Kevin Warsh, indicado pelo presidente Donald Trump para presidir o Federal Reserve (Fed), ajudou a moldar a Anchorage Digital, um ator-chave nos esforços da Tether para conquistar uma presença regulada nos mercados dos Estados Unidos.

Antes de ser escolhido por Trump para o cargo na sexta-feira (30), Warsh atuou por anos como conselheiro da Anchorage Digital. O financista e executivo bancário americano constava como assessor no site da empresa, mas foi removido em algum momento após 16 de janeiro, segundo o Internet Archive.

Leia também: Novo presidente do Fed já elogiou o Bitcoin; veja como ele pode influenciar o setor cripto

Na sexta-feira, o cofundador e CEO da Anchorage Digital, Nathan McCauley, afirmou no X que “não poderia estar mais animado” com a nomeação de Warsh, observando que ele “tem sido conselheiro da Anchorage desde o início”.

A Anchorage Digital atua como emissora do USAT, stablecoin da Tether. Quando a stablecoin foi lançada na semana passada, o CEO da Tether, Paolo Ardoino, declarou que ela seria “feita na América”, representando o primeiro produto da empresa a cumprir a regulamentação de stablecoins aprovada em lei neste verão.

Se Warsh ainda fosse conselheiro da Anchorage, isso estabeleceria uma ligação entre ele e o secretário de Comércio, Howard Lutnick. Antes de sua própria nomeação, Lutnick liderava o Cantor Fitzgerald, o banco de investimento que mantém sob custódia uma parte das reservas da Tether para o USDT.

“Somos gratos a Kevin Warsh por ter fornecido aconselhamento à Anchorage Digital por muitos anos e desejamos a ele o melhor durante os processos de confirmação, já que ele é um candidato excepcional”, disse um porta-voz da Anchorage ao Decrypt.

Cantor atuará como custodiante da Tether

O papel do Cantor na proteção dos ativos que lastreiam a stablecoin de US$ 185 bilhões é conhecido há anos, mas a Tether sinalizou na semana passada que o gigante de Wall Street também atuará como custodiante designado das reservas do USAT, além de seu principal dealer preferencial.

A principal stablecoin da Tether é parcialmente lastreada por ativos como Bitcoin e ouro, o que não se alinha aos requisitos dos EUA para emissores de stablecoins sob a nova regulamentação. No entanto, a empresa sediada em El Salvador afirmou que o USAT seguirá o arcabouço regulatório, utilizando um banco como infraestrutura — banco esse com o qual o indicado de Trump para presidir o Fed teve uma relação comercial.

O Decrypt entrou em contato com a Tether para comentar o assunto.

A nomeação de Warsh por Trump ocorre em um momento de maior temor em relação à continuidade da independência do banco central. Ao longo de seu segundo mandato, Trump pressionou o atual presidente do Fed, Jerome Powell, a reduzir as taxas de juros, e a tensão chegou a um ponto crítico no mês passado com a revelação de uma investigação criminal do Departamento de Justiça contra Powell.

A Anchorage Digital foi fundada em 2017. Anos depois, tornou-se o primeiro banco cripto a receber uma autorização federal nos EUA, permitindo-lhe atuar como uma ponte regulada entre os sistemas bancários tradicionais e os ativos digitais.

Em maio passado, o Cantor Fitzgerald afirmou que Lutnick havia finalizado uma grande alienação de suas participações no Cantor Fitzgerald e em duas subsidiárias para cumprir acordos de ética governamental. Suas participações societárias no Cantor foram transferidas para trusts em benefício de seus filhos.

O Cantor se recusou a comentar quando procurado pelo Decrypt.

No sábado, Trump expressou confiança de que Warsh será confirmado pelo Senado dos EUA, segundo a Reuters. Como uma “pessoa de altíssima qualidade”, disse Trump, Warsh poderia conquistar apoio entre alguns democratas, e o financista americano “não deve ter dificuldade para ser aprovado”.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Não perca o próximo ciclo! O bitcoin já valorizou cerca de 140% ao ano em seu histórico. Invista na maior criptomoeda do mundo pelo MB de maneira segura e prática. Comece hoje mesmo!

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Saiba Mais