Home Criptomoedas“Niilistas das criptomoedas que dizem não precisar da regulação  deveriam se mudar para El Salvador”, diz Scott Bessent

“Niilistas das criptomoedas que dizem não precisar da regulação  deveriam se mudar para El Salvador”, diz Scott Bessent

por edineymartinstorres

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, dirigiu-se com firmeza na quinta-feira (5) aos participantes do mercado de criptomoedas que acreditam poder viver sem uma regulação do mercado, afirmando ser “impossível prosseguir” com a regulamentação do setor nos EUA se a legislação não for aprovada pelo Congresso.

“Parece haver um grupo niilista no setor que prefere a ausência de regulamentação a essa excelente regulamentação”, disse Bessent durante seu depoimento perante o Comitê Bancário do Senado.

“Precisamos aprovar a Clarity Act”, acrescentou o Secretário do Tesouro alguns minutos depois. “Qualquer participante do mercado que não a queira deve se mudar para El Salvador.”

Leia também: Congresso de El Salvador cria marco legal para bancos de investimento operarem com Bitcoin

Os comentários de Bessent surgiram semanas depois de a Coinbase, a principal empresa de criptomoedas dos EUA, ter retirado abruptamente seu apoio ao projeto de lei, inviabilizando uma votação crucial no Comitê Bancário do Senado sobre a legislação. O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, afirmou na ocasião que a empresa “preferiria não ter projeto de lei a ter um projeto ruim“.

Esse comentário foi publicamente repreendido pela Casa Branca, que alertou que, se a indústria de criptomoedas acredita que poderá “operar indefinidamente sem uma estrutura regulatória abrangente”, tal pensamento equivale a “pura fantasia”.

A Coinbase retomou as negociações sobre o projeto de lei, mas continua insistindo que a legislação deve permitir que as stablecoins — criptomoedas atreladas ao valor do dólar — gerem juros para seus detentores. O lobby bancário protestou veementemente contra essa exigência, alertando que ela poderia desestabilizar o sistema bancário americano e levar à fuga de depósitos, principalmente em bancos comunitários.

A liderança da Coinbase argumentou veementemente que tais temores são infundados. Mas, na quinta-feira, Bessent pareceu dar algum crédito às preocupações do lobby bancário, em resposta a uma pergunta da senadora republicana Cynthia Lummis, uma das autoras do Clarity Act.

“Tenho sido um defensor desses pequenos bancos, e a volatilidade dos depósitos é muito indesejável”, disse o secretário. 

“É a estabilidade desses depósitos que lhes permite emprestar para suas comunidades, agricultura, pequenas empresas, imóveis”, continuou ele. “Continuaremos trabalhando para garantir que não haja volatilidade nos depósitos associada a isso.”

Em outro momento da audiência, o senador Mark Warner, um democrata defensor das criptomoedas e que vem negociando os detalhes do projeto de lei há vários meses, expressou a Bessent seu esgotamento com o processo.

“Sinto que estou no inferno das criptomoedas”, disse Warner.

Bessent riu do comentário e pareceu prestes a responder, mas se conteve.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Buscando a criptomoeda parceira das grandes instituições financeiras? Conheça a XRP. Invista no futuro das remessas globais de forma segura e transparente no MB.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Saiba Mais