Oliver Laxe se pronunciou após ser detonado pelos brasileiros ao debochar da indicação de “O Agente Secreto” ao Oscar de 2026. O diretor de “Sirât” se retratou e opinou sobre como foi interpretado.
Oliver Laxe, diretor de “Sirât“, se pronunciou após ser detonado pelos brasileiros ao debochar da indicação de “O Agente Secreto” ao Oscar de 2026. Nesta segunda-feira (2), em entrevista ao jornal espanhol Diário ABC, ele se retratou e disse que o público não entendeu o contexto de sua afirmação.
Questionado sobre como reagiu à repercussão negativa, Laxe respondeu: “É claro que tive uma experiência ruim. Quer dizer, sinto muito se ofendi pessoas. É um programa radicalmente irônico e de humor, não nos levamos a sério”.
Por fim, o cineasta argumentou que foi mal interpretado. “Acho que o contexto não foi entendido. Foi, em todo caso, uma piada um pouco ruim, não? Eu não daria mais importância”, avaliou.
Assista:
Relembre o caso
No mês passado, ao participar do talk show espanhol “La Revuelta”, da TVE, Laxe ironizou a presença de “O Agente Secreto” na corrida pela estatueta de “Melhor Filme Internacional” do Oscar. Além disso, ele debochou dos votantes brasileiros da Academia.
“Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele“, desdenhou.
O franco-espanhol, porém, elogiou o filme de Kleber Mendonça Filho, bem como o próprio diretor, ao apresentador David Broncano. “Mas é um ótimo filme e a equipe é brilhante“, salientou.
Laxe, que participava do programa no momento do anúncio dos indicados, ainda adotou uma postura curiosa em relação à disputa do próprio filme. “Ganhar prêmios é um bônus. O melhor mesmo é fazer filmes“, declarou.
Veja:
“En la Academia hay mogollón de brasileños y los queremos un mogollón pero son ultranacionalistas. Yo creo que los brasileños presentan un zapato a los Oscar y lo votan todos”.
No sabe dónde se ha metido. DEP Oliver Laxe. pic.twitter.com/NslP1u8VKa
— Premios Oscar (@PremiosOscar) January 22, 2026
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques