O investidor americano Robert Kiyosaki, famoso pela autoria do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, fez uma alerta no X na tarde de ontem sobre vídeos fakes com sua imagem produzidos com inteligência artificial (IA).
No tuíte, Kiyosaki, também conhecido por Pai Rico, afirmou que alguns vídeos no YouTube mostram ele vestindo uma camiseta do evento Real Estate Guys Seminar at Sea. Segundo ele, a camiseta e o seminário são reais, mas os vídeos e as mensagens são falsificações criadas com IA.
O investidor afirmou não entender por que as pessoas gastam tempo produzindo conteúdos desse tipo e pediu que o público tenha cuidado com falsificações digitais.
O alerta de Pai Rico reforça preocupações recentes envolvendo o uso de tecnologia deepfake, que utiliza IA para criar vídeos altamente realistas, simulando falas e aparições de pessoas reais.
Leia também: Hackers da Coreia do Norte usam deepfakes para atacar trabalhadores de criptomoedas
Esse tipo de tecnologia tem sido cada vez mais associado a golpes financeiros, principalmente em anúncios falsos de investimentos usando nomes de celebridades e figuras públicas.
Pai Rico também criticou os responsáveis pelos vídeos falsos e sugeriu que essas habilidades tecnológicas poderiam ser usadas para algo útil à sociedade.
Além disso, aproveitou para reforçar sua visão tradicional sobre investimentos, defendendo ativos que considera “reais”, como ouro, prata, imóveis, Bitcoin e Ethereum, em oposição à moeda de papel, que ela comumente chama de “dinheiro falso”.
Vídeos fake e golpes
O crescimento de tecnologias baseadas em IA nos últimos anos trouxe melhorias em vários setores, porém, os golpistas estão sempre se atualizando; várias personalidades já foram alvo de vídeos falsos, incluindo o Papa Francisco, em 2023.
Leia também: Golpistas usam imagem de Bill Gates no Youtube para promover falsa distribuição de Bitcoin
A maioria desses vídeos são enviados para plataformas como YouTube, Instagram, Facebook, sendo muitos deles usando Bitcoin ou outras criptomoedas como iscas.
Isso acontece geralmente em forma de falsas promoções onde os fraudadores pedem uma certa quantidade de tokens prometendo devolver o dobro e até 10 vezes mais. Sam Bankman-Fried, ex FTX, diretores de exchanges de criptomoedas, entre outras entidades, já tiveram suas imagens usadas nesses golpes.
Não perca o próximo ciclo! O bitcoin já valorizou cerca de 140% ao ano em seu histórico. Invista na maior criptomoeda do mundo pelo MB de maneira segura e prática. Comece hoje mesmo!