Home EsportesQuinto nas eliminatórias, Brasil jogaria repescagem em formato da Copa do Mundo com 32 seleções

Quinto nas eliminatórias, Brasil jogaria repescagem em formato da Copa do Mundo com 32 seleções

por edineymartinstorres

A seleção brasileira encerrou nesta terça-feira (9) a pior campanha de sua história nas eliminatórias para a Copa do Mundo. E poderia ser pior: ela sequer estaria garantida no Mundial se a Fifa não tivesse mudado o formato do torneio.

Por decisão da entidade máxima do futebol, a Copa saltou de 32 seleções, como foi disputada entre 1998 e 2022, para 48 países a partir do ano que vem, quando Canadá, Estados Unidos e México dividirão a organização.

O aumento de seleções participantes obrigou uma nova divisão das vagas por cada continente. A América do Sul, que antes classificava quatro diretamente e ainda mandava o quinto colocado para a repescagem, recebeu dois lugares extras na Copa.

Dessa forma, na atual eliminatória, seis (Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai) garantiram lugar no Mundial, enquanto a sétima na tabela (Bolívia) terá a chance de disputar uma repescagem, ainda sem adversário definido.

Isso significa que, caso o formato com 32 seleções da Copa fosse mantido para 2026, a seleção brasileira seria obrigada a passar por um confronto extra, que, pelas regras antigas, seria com um país da Oceania.

O Brasil até hoje é o único a disputar todas as 22 Copas, entre 1930 e 2022 (jogará a 23ª no ano que vem). Mas a atual campanha nas eliminatórias foi a pior de sua história, superando os números do ciclo pré-Mundial de 2002.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Saiba Mais